segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A HISTÓRIA DO BRASIL MUDA COM CHARLES MILLER


           Ninguém poderia imaginar que o país do futebol, detentor do titulo máximo neste esporte, de talento indiscutível nos gramados, se tornaria o que é no esporte hoje graças a um brasileiro de nome inglês, filho de pai escocês e mãe inglesa. A figura do menino pobre, de pés descalços brincando com uma bola ilustra muitas vezes a história do futebol brasileiro, contracenando com o surgimento do futebol no país.
           Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, a 24 de novembro de 1874. Por volta dos 10 anos de idade foi estudar na Inglaterra, onde conheceu e aprendeu a amar o futebol. Aprendeu a praticar o esporte na Bannister Court School. Chegou a atuar pelo Saint Mary's, hoje o atual Southampton, da Segunda Divisão inglesa. Ali estava o primeiro jogador brasileiro atuando na Europa. Além de entusiasta Miller era um grande jogador de futebol. Sua posição? Ai fica fácil. Dizem que o brasileiro nasce com a bola no pé, e o objetivo do futebol é fazer gol. Então não podia ser diferente. Charles Miller era atacante, e matador segundo os relatos.


                                         "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola Bannister Court.


      Em 1894, com 20 anos de idade, Charles Miller aportou no Brasil, trazendo consigo duas bolas de couro, um par de chuteiras, uma bomba e bico para encher a bola, dois jogos de uniforme e um livro de regras. E qual não foi sua surpresa ao saber que o esporte não era praticado no Brasil.


           Começava ali uma nova trajetória na vida de Miller. Apresentar o futebol ao Brasil. Começou mostrando o esporte aos ingleses do alto escalão das Companhias de Gás, do Banco de Londres e da Ferrovia São Paulo Railway. O primeiro jogo de futebol no Brasil ocorreu em 5 de abril de 1895 entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. Em 1898 surge a ASSOCIAÇÃO ATHLETICA DO MACKENZIE COLLEGE, o primeiro clube de futebol brasileiro com jogadores brasileiros.
           O esporte havia encontrado o seu lar. Charles Miller atuou até 1910 pelo SÃO PAULO ATHLETIC (primeiro time de futebol do Brasil). Foi artilheiro do primeiro campeonato disputado no Brasil, o Campeonato Paulista de futebol, no ano de 1902. Miller foi o artilheiro do campeonato marcando 10 gols em 9 jogos.
           Charles Miller faleceu no dia 30 de junho de 1953, sem ter visto o Brasil, o país que ele ensinou a jogar futebol, campeão de uma copa do mundo.




           ''Charles Miller foi um excelente jogador, e certamente teria se tornado um jogador profissional. Entretanto, ele acreditava apaixonadamente que o profissionalismo destruiria o futebol. Charles não gostava de um sistema em que as pessoas fossem pagas para jogar, e tinha a crença que você deveria atuar por amor e não por dinheiro'', segundo relato o jornalista inglês Josh Lacey, que lançou o livro ''God is Brazilian'' (''Deus é Brasileiro''), sobre a vida de Charles Miller.